E falando em psicopedagogia ...: Cinema - Atividades

Páginas

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Cinema - Atividades

Como viram na postagem anterior, fomos ao cinema com as crianças da clínica. Hoje trabalhamos a interpretação através de montagem de quebra cabeças e reprodução da sequência lógica do filme com eles.



Professores e outros profissionais que estejam interessados em trabalhar com filmes podem usar essa idéia não somente com desenhos, mas até mesmo com disciplinas que exijam essa sequência de fatos como biologia ou história. Por exemplo: Suponha que tenha a matéria "Colonização do Brasil" e que as crianças estão tendo muita dificuldade para entender. Crie uma historinha suscinta, um teatrinho ou filminho com fotos e narração. O importante é ligar as duas habilidades: visual e auditiva. (As crianças conseguem compreender melhor quanto mais aguçarmos os seus sentidos.)

Depois peça para a turma ir reportando a sequência da história oralmente ou em desenhos (tipo desenhar a parte que mais marcou e escrever uma frase para explicar o desenho). Vá posicionando os desenhos na frente das crianças para que todas possam ver a linha cronológica da história. Deixem falar e se expressarem sobre suas percepções.

Para fixar, pode ser uma opção, montar um pequeno resumo com a fala das crianças (adaptando-as quando necessário) no caderno ou construir um vídeo onde cada um falaria uma parte da história na própria sala. (E as idéias frente a esse desenvolvimento são imensas ... desde teatros, criação de fantoches ... fazer eles colocarem a mão na massa). E aqui haveria a avaliação sem necessidade de provas, papéis ... e a natureza agradece, não é mesmo!!! (tenho certeza que as crianças também!)

Mais idéias ou desdobramentos para essa proposta, postem nos comentários. Assim estaremos em contínuo processo de aprender, com objetivo de melhorar nossa percepção e ensinagem!!!

Abraços com cheirinho de lavanda!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário