E falando em psicopedagogia ...: Bem vindo 2012!!!

Páginas

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Bem vindo 2012!!!

Voltamos em 2012 com carga total!! Esse ano está repleto de desejos de felicidade e ainda programado para ser cheio de novidades e notícias boas para todos. Durante o mês de Janeiro, estarei postando atividades para profissionais da educação, com enfoque psicopedagógico: dinâmicas, planejamentos em forma de projetos, etc. Por isso é interessante que críticas e sugestões sejam postadas!!! Use o nosso "Comentários" logo abaixo do texto para isso!!! Essa troca-aprendizagem que renova nosso espírito educador!!!


Hoje começamos a Programação de Férias na Clínica - CADP. Os pacientes foram todos reunidos, meus e de minha sócia, Ana Carolina Scalia, para fazermos trabalhos em grupo, visando não somente a socialização, mas o entender que nunca estamos sozinhos, e que os problemas de aprendizagem são tão variados e de tantas "roupagens"que o respeito e a busca incansável por melhorar está em todos nós, sendo assim POSSÍVEL SEMPRE!!

O trabalho foi todo planejado em cima de atividades lúdicas e de cooperação. Começamos, no entanto, com a confecção dos crachás de identificação de cada uma das crianças (que no caso são de 7 a 13 anos). Eles "quebraram o gelo" com a Dinâmica da bola e depois colocaram a mão na massa!!

Essa dinâmica foi muito legal, e posto aqui uma boa forma de apresentação das crianças para o início do ano:

DINÂMICA DA BOLA

MATERIAL: 
Uma bola

COMO FAZER: 
Reúna o grupo em um círculo, onde todas as crianças podem ser vistas umas pelas outras. Essa dinâmica foi dividida em 3 etapas. Mas você pode adaptar para outras circunstâncias.

Na primeira etapa as crianças deverão passar a bola entre si, encontrando semelhanças entre elas. Por exemplo: "Eu passo a bola para o Fulano porque ele também está de calça jeans", ou, "Eu passo a bola para o ciclano porque nós dois temos o cabelo preto". Eles tem que passar a bola até as semelhanças se esgotarem.

Na segunda etapa as crianças deverão fazer a mesma atividade, só que encontrando agora as diferenças entre si. Por exemplo: "Eu passo a bola para ela porque eu sou menino e ela é menina", ou, "Eu passo a bola para ele porque eu sou mais alta que ele". Da mesma forma seguirão até as diferenças acabarem.

Na terceira etapa, convidamos as crianças a identificarem as iniciais do nome de cada um. Quando todas as letras e as pessoas foram identificadas, falamos que a criança que estivesse com a bola, a jogaria para cima e falaria uma das letras iniciais que encontramos. A pessoa que possuia essa letra teria que correr e pegar a bola. Assim, se tivesse 2 ou mais crianças com a letra dita, teriam todos que tentar pegar a bola, e a que pegasse daria continuidade à brincadeira.

OBJETIVOS: 
Apresentação das crianças entre si,;
Memorização;
Reconhecimento dos conceitos de Diferença, Semelhança, e Classificação;
Identificação das letras do alfabeto;
Trabalhar Reflexos e Motricidade;
Trabalhar em cooperação.

O interessante da troca aqui é você poder readaptar conforme a necessidade de sua turma, e até mesmo da matéria que está sendo lecionada, podendo ser este, uma forma bem legal de trabalhar ortografia, somas, multiplicação.... Legal ne?

Espero que tenham gostado. Um grande abraço e um recomeço maravilhoso para todos!!!!

Um comentário: