Hoje falaremos um pouco mais sobre a dislexia e a disortografia, muito parecidas, mas também MUITO diferentes.
A Dislexia é uma doença de causa orgânica, relacionado ao processamento da informação no cérebro de forma prejudicada ou mesmo interrompida, ligada principalmente às habilidades de leitura, escrita e decodificação de símbolos arbitrários.
Segundo pontua Nádia Bossa, o termo “dislexia” já havia sido utilizado no final do século XIX por Rudolf Berlin, oftalmologista alemão, após observar o caso de um adolescente que apresentava severas dificuldades nas áreas da leitura e escrita, tendo entretanto uma inteligência considerada normal para meninos de sua idade. Mas foi somente apenas na década de 40 que educadores, psiquiatras e neurologistas reconheceram o fracasso escolar em crianças com inteligência normal ou acima da média. Assim, profissionais da área médica deram início ao estudo das dificuldades de aprendizagem a partir do conceito de lesão cerebral. Posteriormente foram incorporados aos estudos os conceitos de áreas de outros campos do conhecimento.
A Disortografia é um transtorno de aprendizagem ligado à capacidade do individuo na escrita de forma ortográfica. É um problema essencialmente percepto-motor e de memória visual. Pode ser confundido, por ser parecido a um "sintoma"disléxico. Contudo ela está associada à construção ortográfica da palavra, ou seja, o paciente escreverá errado por não compreender as regras ortográficas que regem o conjunto de letras necessárias para construir adequadamente determinadas palavas e não por possuir uma falha organica no processamento cerebral. Essa é a diferença básica. Mas vejamos outras diferenças:
ÉPOCA DE AVALIAÇÃO: Para ser considerado dislexia de fato, a criança deverá ter de 10 anos acima, e na disortografia já pode ser identificado na época da alfabetização (entre 5-6 anos).
EVIDÊNCIAS NA AVALIAÇÃO:
Na disortografia há uma lógica na construção da palavra e no próprio erro, mesmo que somente para o indivíduo. Na dislexia, a mesma palavra pode ser escrita errada e de diferentes formas sem que a pessoa perceba essas mudanças;
O disléxico tem dificuldades de identificar e classificar imagens arbitrárias e não procede para a disortografia;
O disléxico tem dificuldade em identificar metáforas e rimas assim como perceber tempo e epaço, ambos não procedentes no caso da disortografia;
CONTUDO:
Ambos são considerados normais nas suas habilidades cognitivas para a faixa etária.
Espero ter podido auxiliar na diferenciação da dislexia e disortografia. Mas o ideal é buscar o encaminhamento de um profissional habilitado e de uma equipe gabaritada para avaliar os casos individualmente, pois cada um é um ser diferente, um caso diferente, uma situação diferente.
Dúvidas ou sugestões, fiquem a vontade em comentar!
Abraços!
Seu texto está excelente! Muito esclarecedor. Parabéns e obrigado.
ResponderExcluirO meu filho tem disortografia e posso lhe garantir que a única diferença da dislexia é apenas na leitura.Ele lê bem,mas no resto ele tem tudo da dislexia,inclusive tem uma amiguinha disléxica,e ambos tem as mesmas dificuldades,exceto na leitura.Por esta razão dizem que estão "intimamente" ligadas.
ResponderExcluirMUITO BOM ESCLARECEDOR SEU TEXTO PARABENS.
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